quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

NAT Nativo no Hyper-V do Windows 10 (Versão 1511)

Olá Pessoal!

Se você esta habituado a trabalhar com máquinas virtuais em plataformas como o Oracle VitualBox ou VMWare Workstation possivelmente já configurou uma ou mais interfaces de rede de suas VMs em modo NAT (Network Address Translation). No modo NAT, a VM atua como um computador real que se conecta à Internet através de um roteador. O roteador, nesse caso, é representado pelo mecanismo de rede do software de virtualização. Por exemplo, o VirtualBox disponibiliza um "roteador virtual" entre cada VM e o host de virtualização, isso garante que cada VM possa acessar a Internet de forma transparente sem que exista comunicação entre as mesmas.
Em versões anteriores do Hyper-V existiam três tipos de switches virtuais:
  • Privado (Private): Permite a comunicação entre as VMs em execução no host de virtualização. Até mesmo o sistema operacional de gerenciamento não está autorizado a se comunicar com tais VMs. Essa opção é 100% lógica e não cria nenhum adaptador virtual no sistema;
  • Interno (Internal): Esse switch virtual é bem parecido com o privado, exceto pelo fato de que um adaptador de rede virtual é criado no sistema operacional de gerenciamento, permitindo a comunicação entre as VMs e o host de virtualização;
  • Externo (External): Esse tipo de switch virtual é sempre conectado a um adaptador de rede físico. Ele permite que as máquinas virtuais possam se conectar a rede física por meio de tal adaptador.
Note que não existe um switch virtual específico a fim de compartilhar a conexão da Internet entre as VMs através de NAT. Logo, soluções alternativas como, por exemplo, o ICS (Internet Connection Sharing) eram adotadas.

A partir da versão 1511 do Windows 10 (atualização liberada no mês de novembro de 2015) é possível criar um switch virtual do tipo NAT. Todo o processo deve ser realizado por meio do Windows PowerShell.

Criando o switch NAT:

O processo para disponibilizar o novo switch do tipo NAT é dividido em duas partes: criar o switch virtual e então configurar o objeto NAT no sistema operacional host. Para criar o switch virtual execute o Windows PowerShell com credenciais administrativas e execute o seguinte comando:

New-VMSwitch -Name "NAT" -SwitchType NAT -NATSubnetAddress 10.0.2.0/24
 
O Parâmetro -Name define um nome qualquer para o novo switch virtual. O parâmetro -SwitchType define o tipo do novo switch e obrigatoriamente deve ser definido como "NAT". O parâmetro -NATSubnetAddress define a sub-rede que será usada pelos clientes quando conectados ao novo switch. Após a execução do comando, um novo adaptador de rede será criado no sistema operacional host.
 
Novo adaptador de rede virtual criado no sistema de gerenciamento.
 O endereço IP do novo adaptador de rede virtual será automaticamente definido como 10.0.2.1 (primeiro endereço disponível dentro da sub-rede 10.0.2.0/24). Observe que esse endereço será o gateway padrão para as VMs operando em modo NAT.
 
Propriedades do protocolo TCP/IPv4 do adaptador de rede NAT.
Agora, execute o seguinte comando do Windows PowerShell para instanciar o objeto NAT no sistema operacional host:

New-NetNat Name NAT InternalIPInterfaceAddressPrefix 10.0.2.0/24
 
O parâmetro -Name define o nome do novo objeto a ser instanciado no sistema operacional host. O parâmetro -InternalIPInterfaceAddressPrefix deve possuir o mesmo valor informado no comando anterior.
 
Testando as configurações:
 
Depois de configurar uma máquina virtual para utilizar o novo switch virtual, basta definir manualmente as configurações de rede. Em meu exemplo utilizei o endereço IP: 10.0.2.100/24 e o gateway padrão 10.0.2.1 (endereço IP da interface NAT). Não se esqueça de configurar um servidor DNS público qualquer.
 
Configuração do protocolo TCP/IPv4 da VM.
 
 
 


 




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário